Buscar
  • Fernando Casavechia

Quais ferramentas preciso para assentar cerâmicas?

Assentar cerâmicas pode se tornar um processo delicado na obra, mas utilizando as ferramentas corretas, ele se torna muito mais simples.


Para qualquer processo na construção civil sair de acordo com o especificado, duas variáveis são fundamentais: a metodologia técnica e o recursos adequados. No caso do assentamento de cerâmicas, antes de começar o trabalho, é preciso identificar o que precisa ser feito e ter as ferramentas mais adequadas para o serviço. Neste post iremos mostrar as principais ferramentas necessárias para realizar um ótimo serviço.


Desempenadeira de aço: A desempenadeira serve para aplicar a argamassa na peça cerâmica ou no contrapiso. Ela cria os riscos na argamassa que fazem com o ar saia do baixo da peça. Alguns modelos de desempenadeira são:

  • Desempenadeira 10x10mm

Desempenadeira de aço. Fonte: Cortag

  • Desempenadeira 8x8mm

  • Desempenadeira Arredondada

  • Máquina aplicar argamassa em cerâmica: Atua como uma desempenadeira com bancada, porém garante muito mais produtividade e qualidade ao aplicar argamassa na peça cerâmica. Com esta ferramenta, os cordões de argamassa ficam todos no mesmo sentido e assim é mais garantido que o ar sairá debaixo da cerâmica após o assentamento, garantido que a peça ficará bem colada. Confira mais sobre esse produto em nosso site.


Aplicadora de Argamassa em Cerâmica. Fonte: uBeton

Nivelador / Espaçador de Piso: Esta ferramenta é essencial para ter um bom acabamento no piso! O kit formado por espaçador, cunha e alicate, auxilia o azulejista a conseguir um piso muito bem nivelado e com todas as cerâmicas na mesma altura.

Aplicando nivelador de piso. Fonte: PerfectPiso



Máquina de corte manual: É praticamente impossível que em uma obra não precise em algum momento cortar uma peça cerâmica. A ferramenta mais prática e útil para essa situação são os cortadores manuais. Este equipamento possui uma ponta de diamante que faz um risco na cerâmica e assim fica muito fácil de cortar a peça no tamanho necessário. No mercado existem diversos modelos e tamanhos, e certamente algum deles irá atender sua necessidade.


Cortador de piso manual. Fonte: Cortag


Misturador de argamassa elétrico: Um bom misturador elétrico trará dois benefícios: o primeiro é a velocidade para misturar a argamassa e o segundo é a qualidade da argamassa misturada. Com o misturador elétrico a quantidade de ar incorporado na argamassa reduz, aumentando assim a sua força. Como no caso do cortador de cerâmicas, o misturador também possui diversos modelos, com potências diferentes, com pás em formatos diferentes... Escolher o misturador adequado irá garantir um alto nível de produtividade.

Misturador de argamassa elétrico. Fonte: Rubi Tools

Serra Mármore: Nem todos os cortes podem ser feitos com uma máquina de corte manual, por vezes o azulejista precisa cortar apenas um pequeno canto do piso ou fazer um acabamento na borda. Neste caso uma serra mármore é a melhor alternativa, pois vai proporcionar a flexibilidade que o trabalhador precisa e com qualidade de corte.

Serra mármore. Fonte: Makita

Broca Furo Circular: Em muitas situações é preciso fazer um furo no azulejo, seja para passar uma torneira ou um cano, e apesar der ser possível fazer um furo com a serra, a melhor alternativa é usar uma broca para furo circular específica para cerâmicas. Isso proporcionará mais qualidade no acabamento e precisão no furo!


Serra Copo Diamantado. Fonte: Cortag

Para quem quer produtividade e qualidade usar as ferramentas adequadas é o primeiro passo para o sucesso do trabalho. Não adianta inventar e improvisar, o mais fácil é aproveitar o que o mercado já disponibiliza de soluções e implementar no serviço!

A lista de ferramentas é extensa, mas com essas já é possível termos ótimos resultados no assentamento de pisos!

5 visualizações
SOBRE NÓS

A uBeton busca constantemente trazer produtos inovadores que proporcionem um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Inovação e eficiência é o que nos move.

CONTATO

Rua Lourenço José de Paula, 2126 - Parque da Fonte - São José dos Pinhais/PR

E-mail: contato@ubeton.com.br | 

Telefone / WhatsApp: (41) 3206-3721

© Todos os direitos reservados uBeton.