top of page
  • Fernando Casavechia

Argamassa Polimérica: O que é e suas aplicações

Atualizado: 27 de jul. de 2023

Neste post vamos falar sobre todos os aspectos referente a argamassa polimérica, também conhecida como cola bloco, produto altamente inovador para o assentamento de alvenaria de vedação. Os principais tópicos que iremos abordar são:

Nossa intenção é tirar todas as suas dúvidas sobre este produto. Espero que goste do texto! Vamos lá?

Argamassa polimérica

O que é a argamassa polimérica?


Primeiro é preciso saber o que é a argamassa polimérica. Este produto é um composto polimérico para assentamento de alvenaria de vedação vertical interna e externa sem função estrutural, que possui em sua composição resinas acrílicas, cargas minerais e aditivos químicos. Não é usado nem areia e nem cimento em sua composição.


Quando usar a argamassa polimérica?


A argamassa polimérica pode ser usada no assentamento de alvenaria de vedação com todos os tipos de blocos: bloco de concreto, tijolo cerâmico, bloco areia-cimento, bloco celular.


Obra usando Argamassa Polimérica Ubeton
Obra usando Argamassa Polimérica Ubeton

Em quais obras posso aplicar a argamassa polimérica?


A argamassa polimérica pode ser usada em todos os portes de obra, desde pequenas reformas até prédios com múltiplos pavimentos.


Nós atendemos a necessidade de todos os clientes e portes, entregando qualquer quantidade de produto em todas as regiões do país. Na nossa loja você consegue verificar os custos para entregar o produto na sua cidade.


Veja um vídeo abaixo que visitamos a obra de um cliente nosso que tem mais de 8 mil m² de alvenaria:



Quais as vantagens da argamassa polimérica?



Vantagens de uso da massa polimérica uBeton quando comparado com argamassa convencional. Pronta para uso. Logística mais eficiente. Redução de até 40% no custo. 30-40m² por pedreiro. Alto rendimento. Menos de 1% de desperdício.
Vantagens de uso da argamassa polimérica uBeton


A argamassa polimérica para assentamento de blocos e tijolos possui diversas vantagens quando comparado aos métodos tradicionais de alvenaria. Vamos ver alguns deles:


Caso prefira, veja o vídeo do nosso canal do YouTube que apresentamos os principais benefícios da massa polimérica.



Argamassa polimérica: Pronta para uso


A argamassa polimérica chega pronta para o uso na obra, não tendo necessidade de adicionar água ou qualquer outro aditivo na mistura. Essa característica do produto reduz muitos processos que seriam necessários para a preparação da argamassa convencional, como a utilização constante de betoneiras e carrinhos para transportar a massa.


Argamassa polimérica: Alto rendimento


30 kg da argamassa polimérica equivalem até  600 kg da argamassa convencional
30 kg da argamassa polimérica = 600 kg da argamassa convencional


Com uma barrica de 30 kg de argamassa polimérica, é possível assentar até 20 m² de alvenaria! Apenas um pallet de argamassa, ocupando muito pouco espaço na obra, é suficiente para construir até 1000 m² de parede! Comparando com a argamassa convencional, uma barrica de 30 kg de argamassa polimérica substitui até 600 kg de argamassa ensacada ou virada em obra.


Argamassa polimérica: Maior produtividade


A velocidade do assentamento aumenta em até 3 vezes quando comparado com o método convencional. Com a massa polimérica, um pedreiro e um ajudante assentam até 2500 tijolos em um dia. Pelo método normal eles conseguiriam assentar cerca de 800 tijolos por dia. Agora imagine o que isso pode representar! Vamos pensar que a obra conseguiu reduzir em 2 semanas o prazo previsto para entrega, o que isso significa?


O construtor consegue desmontar o canteiro antes - Isso reduz custos de aluguéis e instalações.


O cliente da construtora recebe antes (ou ao menos no prazo) o seu novo imóvel - Gerando satisfação do cliente com a construtora.


O construtor/incorporador irá reduzir seu ciclo financeiro recebendo antes os pagamentos pelos imóveis.


Ou seja, buscar o aumento da produtividade e reduzir os prazos de entrega, sem obviamente perder a qualidade, deve ser a busca constante de toda construtora.


Argamassa polimérica: Ganhos logísticos


Os ganhos logísticos dentro da obra são gigantes. Como a maioria dos produtos pré-fabricados, o fato da argamassa não precisar de nenhum processo adicional no canteiro faz com que a obra consiga reduzir etapas de movimentação e transporte de materiais. Como esse produto substitui uma quantidade enorme de material, também acaba reduzindo muito o transporte de produtos dentro da obra.


Um exercício mental: Pense quantas vezes o elevador cremalheira ou guincho sobem com massa todos os dias em uma obra. Quanto isso custa para a obra? E se o elevador subisse apenas uma vez com toda a massa necessária para o dia de trabalho? Esses custos, apesar de serem difíceis de serem calculados, são fundamentais para entender como esse produto pode otimizar uma obra.


Armazenamento em obra da argamassa polimérica.Espaço otimizado em canteiro de obra
Otimização de espaço com argamassa polimérica

Argamassa polimérica: Mais economia


Juntando todos os custos envolvidos no assentamento da alvenaria é possível obter redução de até 40% quando comparado com o método convencional. Nesta conta, devemos considerar não apenas o custo do material em si, mas os custos logísticos, de pessoal, de armazenamento e custos de falta

de qualidade.


Para promover uma economia maior e atender a sua demanda exatamente, a uBeton possui 3 tamanhos de embalagem: Bisnaga de 3 kg, saco com 6 kg e barrica com 30 kg.


Embalagens Argamassa Polimérica Ubeton. Barrica de 30 kg uBeton. Saco valvulado de 6 kg uBeton. Bisnaga de 3 kg de massa polimérica uBeton.
Embalagens Argamassa Polimérica Ubeton

Você pode conferir o valor de cada um acessando a nossa loja online:

Argamassa polimérica: Limpeza e organização


A geração de resíduos na fase de alvenaria é reduzido drasticamente com massa polimérica. Isto ocorre por alguns motivos:


O produto tem uma taxa de desperdício muito baixa, pois por ser aplicado com uma bisnaga temos redução significativa da quantidade de material que cai no chão no assentamento dos blocos.


O material fica embalado em barricas, o que ajuda na organização e controle do estoque, pois a gestão visual da quantidade de material disponível fica muito melhor.



Se quiser saber mais sobre os benefícios da massa polimérica, pode entrar em contato conosco sempre que desejar. Clique no botão do WhatsApp no canto inferior da página para falar com um dos nossos atendentes!


Quais as desvantagens da argamassa polimérica?


Blocos Irregulares

O principal ponto negativo é a necessidade de utilizar blocos com boa qualidade, ou seja, os blocos e tijolos utilizados no assentamento não podem ter diferenças superiores a 3 mm entre eles, pois a qualidade do assentamento fica muito prejudica.


Com a argamassa convencional essas diferenças são insignificantes, pois o pedreiro precisa apenas colocar um pouco mais de massa para compensar essa diferença.


Como a junta entre os blocos com a argamassa polimérica é de 1-3 mm, qualquer diferença dos blocos pode deixar a parede desnivelada e causar retrabalhos indesejados. Assim, todos os fabricantes recomendam aos seus clientes que sempre procurem fabricantes de tijolos e blocos que tenham um bom controle dos tamanhos dos seus produtos.


Como encontrar bons fabricantes de tijolos?

Você pode procurar fabricantes que comprovem o atendimento da norma ABNT NBR15270-1:2017 "Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria", que indica todos os requisitos que os blocos devem cumprir.


Alvenaria estrutural

Outra desvantagem é que a argamassa polimérica ainda não é indicada para a utilização em obras com alvenaria estrutural. Apesar do produto possuir resistência para obras estruturais de pequeno porte é importante salientar que a norma técnica da massa polimérica (ABNT NBR 16590) prevê o uso apenas para alvenaria de vedação.


A norma de alvenaria estrutural (ABNT NBR 16868), por outro lado, recomenda que a argamassa utilizada no assentamento da alvenaria tenha pelo menos 10 mm de espessura.


Esta norma foi revisada em 2020 e nesta versão dela não tem mais a especificação do tipo da argamassa utilizada no assentamento, porém ao usar uma argamassa que saia do padrão de 10 mm de espessura, é necessário que o engenheiro estrutural responsável epsecifique em projeto qual argamassa será utilizada e justifique, por meio de ensaios técnicos, o motivo do uso do outra argamassa.


Ou seja, como com a argamassa polimérica, não é possível obter essa espessura de junta entre os blocos, é necessário avaliar para cada obra a viabilidade de aplicação do produto. Ensaios em laboratório em prismas de blocos devem ser realizados para comprovação do desempenho da massa e avaliação se atende a demanda da obra.


Caso você queira utilizar a massa polimérica na sua obra que possui alvenaria estrutural, entre em contato conosco que iremos te auxiliar e estudar o seu caso.Clique no botão do WhatsApp no canto inferior da página para falar com a gente.


Argamassa polimérica possui alguma norma técnica?


Sim! Em março de 2017 foi lançada a norma da ABNT 16590. Nela foram especificados os métodos de ensaio e caracterização do produto, mostrando ainda como o produto deve ser aplicado e em quais situações pode ser utilizado.


Os principais pontos da norma mostram que o fabricante deve comprovar a quantidade de água que a mistura possui, não é desejado que tenha muita água na formulação, pois assim irá "enfraquecer" a colagem. O segundo ponto é relacionado ao tipo de resina utilizada na fabricação do produto, isso para garantir a qualidade do composto.


Como é a aplicação da argamassa polimérica?

A utilização da massa polimérica é muito fácil. Ela chega pronta na obra, então basta transferir a massa para o aplicador e passar dois filetes de aproximadamente 1 cm de diâmetro na superfície horizontal do tijolo. As instruções completas de como utilizar podem ser vistas no nosso site: Instruções de uso.


Neste vídeo abaixo, também mostrados como utilizar o produto:




Qual o rendimento da argamassa polimérica?


A argamassa polimérica possui um rendimento muito alto quanto comparada com a massa convencional. Por exemplo, uma barrica de 30 kg substituem até 600 kg de argamassa convencional.


O rendimento da massa por m² de alvenaria varia de acordo com a altura do tijolo, conforme a lista abaixo:


  • 6 cm de altura (Tijolo ou bloco): 4,9 - 5,3 kg/m²

  • 9 cm de altura (Tijolo ou bloco): 3,28 -3,80 kg/m²

  • 11,5 cm de altura (Tijolo ou bloco): 2,5 - 2,98 kg/m²

  • 14 cm de altura (Tijolo ou bloco): 2,0 - 2,3 kg/m²

  • 19 cm de altura (Tijolo ou bloco): 1,6 - 1,9 kg/m²

  • 30 cm de altura (Tijolo ou bloco): 1,0 - 1,3 kg/m²

O rendimento apresentado é uma média dos valores teóricos e resultados práticos obtidos por nossos clientes. Importante reforçar que alguns pontos favorecem o rendimento mais elevado:

  • Blocos de boa qualidade: quanto melhores forem as dimensões e regularidades dos blocos, menos massa será gasta para corrigir imperfeições;

  • Tamanho da parede: em parede com um comprimento menor (1 - 2m) que seja feito uma ancoragem nas colunas, o consumo de massa na ancoragem acaba aumentando o consumo por m². Em paredes maiores, a influência dessa massa utilizada na ancoragem é menor;

  • Inexperiência do pedreiro / bloqueiro: como todo produto novo, um pedreiro que nunca usou a massa pode acabar gastando mais do que o recomendado no início do trabalho. Muitas vezes por desconfiança de que uma pequena quantidade de massa será suficiente para segurar a parede. Mas pode deixar ele tranquilo, vai funcionar muito bem!

Principais dúvidas sobre a massa polimérica


A argamassa polimérica causa trinca na parede?


Assim como em toda obra, usando qualquer material, o risco de patologias pós obra sempre existem, porém no caso do uso da argamassa polimérica no assentamento de alvenaria o risco é o mesmo de uma alvenaria convencional, executada com argamassa convencional. A patologia irá surgir, independente do material usado, se o processo construtivo utilizado estiver incorreto e incompatível com a necessidade do projeto.


Estruturas mal dimensonadas

O maior risco para surgimento de trincas na alvenaria é por estruturas mal dimensionadas, que causam uma excesso de carga sobre a alvenaria de vedação. Lembrando que a argamassa polimérica é indicada principalmente para alvenarias de vedação, ou seja, a maior parte dos esforços e tensões devem ser absorvidos pela estrutura da obra, seja ela de concreto armado, ferro, ou qualquer outro material.


Materiais Baixa Qualidade

Outro causa para o surgimento de trincas são materiais de baixa qualidade no assentamento de alvenaria, tijolos e blocos com baixa resistência, ou mesmo uma argamassa polimérica que não atenda as especificações de norma.


Vale relembrar que a massa polimérica é um produto a base de resina acrílica e os fabricantes devem comprovar o uso deste produto na composição da massa. Essa característica da composição é fundamental para entender o porquê, mesmo com uma espessura fina de massa, o material consegue absorver as tensões. A própria composição do produto é de um material plásticos pensado para trabalhar junto com a alvenaria.


Por esse mesmo motivo, que não é indicado o uso de argamassas cimentícias da mesma forma que que a massa polimérica. Essas argamassas não possuem a plasticidade e resistência necessária para suportar as tensões quando aplicadas em camadas muito finas.

Reboco pouco plástico

Além disso tudo, a maior parte das patologias ocorrem no reboco. Muitas vezes porque o reboco fica muito rígido e não consegue acompanhar a movimentação da estrutura e da alvenaria. Usar material plastificantes e ligantes na massa de reboco é fundamental para evitar problemas.


Sugestões para evitar trincas: Primeiramente seguir todas as normas de construção civil relacionadas a alvenaria e seguir as instruções dos fabricantes; Usar produtos normatizados e de fabricantes que tenham boa qualidade;


Realizar o chapisco, emboço e reboco com argamassas de boa qualidade e que possua uma boa plasticidade para trabalhar junto com a alvenaria;


Utilizar argamassas de encunhamento para "amortecer" as tensões impostas pela lage e estrutura sobre a alvenaria;


Utilizar vergas e contra-vergas em janelas e portas.


Para o caso específico da massa polimérica: É importante garantir que o blocos tenham sempre argamassa na junção deles. Na vertical, não precisa aplicar argamassa polimérica, mas recomendamos deixar um espaço de 1-3 mm entre os blocos. Não aplicar menos massa que o recomendado na embalagem.



Qual o tempo de secagem da argamassa polimérica?


O tempo total de cura do produto é de 72 horas após o assentamento. Esse prazo pode mudar para mais ou para menos de acordo com as condições climáticas da região e se o bloco está bem seco ou não.


Após aplicar a massa em até 10 minutos um filme começa a formar sobre o cordão de argamassa. Esse é o prazo máximo indicado para assentar os blocos. Após o assentamento a secagem começa com 30 minutos, o que já garante a estabilidade do tijolo ou bloco na posição ideal.


Posso fazer o assentamento da alvenaria com chuva?


A massa polimérica possui um processo de secagem que consiste em eliminar a água pela absorção dos blocos e por evaporação pelo ar. Em dias com chuva, o tijolo/bloco fica enchardo e assim não consegue retirar a água da massa. O ambiente, por estar com alta humidade, também não irá conseguir fazer o processo de evaporação da água. Ou seja, em dias com muita chuva, o tempo de secagem da massa é prejudicado, pois não terá um mecanismo que proporcione a secagem do produto.


O recomendado é, assentar o bloco ou tijolo o mais seco possível. Se observar que irá chover, tentar cobrir os blocos para proteger da chuva. Se já foi feito o assentamento e a massa ainda não secou compeltamente e perceber que irá chover,o ideal é cobrir a parede com alguma lona também.


Outra recomendação para dias chuvosos é não levantar uma altura muito grande de parede. Construir até 1,5 m de altura e esperar secar, para depois continuar com o resto da alvenaria.


Tem ainda alguma dúvida que não te explicamos? Chama a gente no WhatsApp que iremos te ajudar.Clique no botão do WhatsApp no canto inferior da página para falar com um dos nossos atendentes!


Como dois filetes de massa vão suportar as tensões?


A massa polimérica é fabricada a partir de uma resina flexível, que por sua natureza, garante uma acomodação boa das tensões impostas à parede. Assim, mesmo aplicando apenas dois filetes o material tem a elasticidade suficiente para a acomodação das deformações.


Preciso colocar tela de reforço na ancoragem?


Diferente da argamassa convencional, a massa polimérica consegue uma alta aderência tanto na viga quanto no tijolo. Assim sendo, não é necessário a utilização de telas de reforço no assentamento de paredes. É importante que no assentamento os tijolos sejam cortados e posicionados de forma a obter a maior área de contato possível. Uma boa prática é começar com a ancoragem antes de continuar a parede.


O desempenho da alvenaria piora sem a argamassa na vertical?


Não, pois a acomodação das tensões é garantida pelas juntas horizontais. Outras características afetadas pela falta da junta vertical são:

  • Estanqueidade: Com o espaçamento correto de até 3 mm entre os blocos, a estanqueidade tende a melhorar pois não haverá a infiltração por capilaridade. Isto devido ao fato do revestimento interno não estar ligado ao revestimento externo. Além disso, a argamassa polimérica possui impermeabilizante em sua formulação, dificultando mais ainda que uma infiltração se propague.

  • Isolamento acústico: Baseados em ensaios da norma de desempenho, realizados por clientes da uBeton, a argamassa polimérica não prejudica o desempenho acústico do sistema de vedação. Nos ensaios fica evidente que a acústica é muito mais afetada por problemas em portas, janelas e espessura do sistema de vedação (largura do bloco + chapisco + emboço + tinta) do que pela utilização da massa polimérica no assentamento dos tijolos.



Conclusão


Concluindo este longo texto, tentei apresentar aqui todas as vantagens, desvantagens e principais dúvidas que podem surgir ao utilizar a massa polimérica. Este é um produto sensacional que com certeza pode aumentar a produtividade e qualidade da sua obra.


Caso tenha ficado com com mais alguma dúvida em relação ao produto ou queria conhecer um pouco mais sobre nossa empresa, entre em contato conosco que iremos te ajudar no que precisar! Estamos aqui para ajudar no desenvolvimento de inovações na construção civil. Venha com a gente nesse movimento!


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


30.698 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page