A uBeton busca constantemente trazer produtos inovadores que proporcionem um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Inovação e eficiência é o que nos move.

Rua Lourenço José de Paula, 2126 - Parque da Fonte - São José dos Pinhais/PR

E-mail: contato@ubeton.com.br | 

Telefone / WhatsApp: (41) 3206-3721

Vendas: (41) 99613-3181

© Todos os direitos reservados uBeton. 

INSTRUÇÕES DE USO

ARGAMASSA POLIMÉRICA

Leia abaixo o passo-a-passo de como aplicar a argamassa polimérica da uBeton em suas obras.

Instruções de Uso

ONDE UTILIZAR: A massa polimérica da uBeton pode ser utilizada para assentamento de alvenaria de vedação interna e externa sem função estrutural. Podendo ser utilizada para assentar tijolos cerâmicos, blocos cerâmicos, blocos de concreto, tijolo ecológico e blocos celulares.

APLICAÇÃO: Para as embalagens de 6 kg a aplicação pode ser feita diretamente, sendo necessário apenas fazer um corte na ponta do saco. Para barricas de 30 kg, o conteúdo deve ser transferido para um aplicador (enviada junto com a barrica) e o procedimento de aplicação segue o da embalagem de 6 kg. Antes de aplicar verifique se o bloco está com a superfície limpa e seca, livre de pó e graxa. Umidade em excesso no bloco ou tijolo pode comprometer o bom funcionamento da massa polimérica uBeton.

Barrica 30kg

Pacote 6kg

BLOCOS: A seleção de blocos de qualidade é de fundamental importância para o bom
desempenho da massa polimérica uBeton. Busque sempre fornecedores sérios e que atendam os requisitos dimensionais e de resistência estabelecidos pelas normas brasileiras. Como na ABNT NBR 6136 para blocos de concreto e a ABNT NBR 15270 para blocos cerâmicos.

NIVELAMENTO: Antes de utilizar a massa, é importante que a base esteja bem alinhada. Para isso é recomendável fazer a primeira fiada com argamassa convencional, para regularizar as imperfeições do piso e assim garantir um melhor alinhamento no assentamento.

DOSAGEM: Seguindo as recomendações da norma NBR 16590, a aplicação deve ser de no mínimo dois filetes na horizontal com 10 mm de espessura sobre a superfície de assentamento (bloco ou tijolo). Para a grande maioria dos casos esses dois filetes já são suficientes para um resultado final de boa qualidade.

ENTRE BLOCOS: Não é necessário aplicar a argamassa na vertical. A fixação na base é
suficiente para sustentar a parede. Um espaçamento de 1 a 3 mm entre os blocos garante uma boa acomodação dos componentes.

ANCORAGEM:  A fixação dos blocos/tijolos na coluna pode ser feita diretamente com a utilização da massa polimérica. É importante que a coluna/parede permita o contato de toda a superfície lateral do bloco. Para garantir uma boa área de contato, uma prática recomendada é utilizar um tijolo cortado e assentar ele com os furos na vertical, assim aumentar a superficie que irá ancorar a parede na coluna.

CALÇOS:  Caso a parede fique desalinhada, alguns calços podem ser utilizados para corrigir esse problema. Pequenos pedaços de entulho são suficientes para essa função.

ENCUNHAMENTO:  O encunhamento ou fixação da parede na laje superior deve seguir as determinações de normas e práticas já adotadas pelo mercado, sendo argamassa para encunhamento o material mais indicado para essa aplicação.

AJUSTES: Caso a aplicação da massa no bloco tenha sido feita de forma incorreta,  necessário remover a massa das superfícies e aplicar novamente a massa uBeton sob a superfície limpa.

RENDIMENTO: O rendimento da massa polimérica por m² de alvenaria, varia de acordo com a altura do tijolo/bloco que será assentado. Abaixo segue o consumo médio que nossos clientes conseguem em suas obras. Esse consumo pode variar para mais ou para menos dependendo da aplicação do usuário - com ou sem ancoragem, por exemplo.

  • Tijolo / bloco com 6 cm de altura: 4,9 - 5,3 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 9 cm de altura: 3,28 -3,80 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 11,5 cm de altura: 2,5 - 298 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 14 cm de altura: 2,0 - 2,5 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 19 cm de altura: 1,5 - 2,0 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 30 cm de altura: 1,0 - 1,5 kg/m²

TEMPO DE SECAGEM: Após a aplicação o tempo de secagem / cura da massa polimérica varia de 24 até 72 horas. Essa variação ocorre devido a temperatura e umidade no local de aplicação. Após 15 minutos da aplicação já tem uma boa aderência do produto ao tijolo/bloco, porém é aconselhável não forçar a alvenaria enquanto a massa não estiver totalmente seca.

Perguntas Frequentes

Ficou interessado?

Entre em contato conosco para dúvidas, orçamentos e pedidos preenchendo o formulário abaixo!

arrow&v