INSTRUÇÕES DE USO

ARGAMASSA POLIMÉRICA

Leia abaixo o passo-a-passo de como aplicar a argamassa polimérica da uBeton em suas obras.

Instruções de Uso

ONDE UTILIZAR: A massa polimérica da uBeton pode ser utilizada para assentamento de alvenaria de vedação interna e externa sem função estrutural. Podendo ser utilizada para assentar tijolos cerâmicos, blocos cerâmicos, blocos de concreto, tijolo ecológico e blocos celulares.

APLICAÇÃO: Para as embalagens de 6 kg a aplicação pode ser feita diretamente, sendo necessário apenas fazer um corte na ponta do saco. Para barricas de 30 kg, o conteúdo deve ser transferido para um aplicador (enviada junto com a barrica) e o procedimento de aplicação segue o da embalagem de 6 kg. Antes de aplicar verifique se o bloco está com a superfície limpa e seca, livre de pó e graxa. Umidade em excesso no bloco ou tijolo pode comprometer o bom funcionamento da massa polimérica uBeton.

Barrica 30kg

Pacote 6kg

BLOCOS: A seleção de blocos de qualidade é de fundamental importância para o bom
desempenho da massa polimérica uBeton. Busque sempre fornecedores sérios e que atendam os requisitos dimensionais e de resistência estabelecidos pelas normas brasileiras. Como na ABNT NBR 6136 para blocos de concreto e a ABNT NBR 15270 para blocos cerâmicos.

NIVELAMENTO: Antes de utilizar a massa, é importante que a base esteja bem alinhada. Para isso é recomendável fazer a primeira fiada com argamassa convencional, para regularizar as imperfeições do piso e assim garantir um melhor alinhamento no assentamento.

DOSAGEM: Seguindo as recomendações da norma NBR 16590, a aplicação deve ser de no mínimo dois filetes na horizontal com 10 mm de espessura sobre a superfície de assentamento (bloco ou tijolo). Para a grande maioria dos casos esses dois filetes já são suficientes para um resultado final de boa qualidade.

ENTRE BLOCOS: Não é necessário aplicar a argamassa na vertical. A fixação na base é
suficiente para sustentar a parede. Um espaçamento de 1 a 3 mm entre os blocos garante uma boa acomodação dos componentes.

ANCORAGEM:  A fixação dos blocos/tijolos na coluna pode ser feita diretamente com a utilização da massa polimérica. É importante que a coluna/parede permita o contato de toda a superfície lateral do bloco. Para garantir uma boa área de contato, uma prática recomendada é utilizar um tijolo cortado e assentar ele com os furos na vertical, assim aumentar a superficie que irá ancorar a parede na coluna.

ENCUNHAMENTO:  O encunhamento ou fixação da parede na laje superior deve seguir as determinações de normas e práticas já adotadas pelo mercado, sendo argamassa para encunhamento o material mais indicado para essa aplicação.

AJUSTES: Caso a aplicação da massa no bloco tenha sido feita de forma incorreta,  necessário remover a massa das superfícies e aplicar novamente a massa uBeton sob a superfície limpa.

RENDIMENTO: O rendimento da massa polimérica por m² de alvenaria, varia de acordo com a altura do tijolo/bloco que será assentado. Abaixo segue o consumo médio que nossos clientes conseguem em suas obras. Esse consumo pode variar para mais ou para menos dependendo da aplicação do usuário - com ou sem ancoragem, por exemplo.

  • Tijolo / bloco com 6 cm de altura: 4,9 - 5,3 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 9 cm de altura: 3,28 -3,80 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 11,5 cm de altura: 2,5 - 2,98 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 14 cm de altura: 2,0 - 2,5 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 19 cm de altura: 1,5 - 2,0 kg/m²

  • Tijolo / bloco com 30 cm de altura: 1,0 - 1,5 kg/m²

TEMPO DE SECAGEM: Após a aplicação o tempo de secagem / cura da massa polimérica varia de 24 até 72 horas. Essa variação ocorre devido a temperatura e umidade no local de aplicação. Após 15 minutos da aplicação já tem uma boa aderência do produto ao tijolo/bloco, porém é aconselhável não forçar a alvenaria enquanto a massa não estiver totalmente seca.

Perguntas Frequentes

Quais as principais vantagens deste produto em relação a argamassa convencional?


Entre as principais vantagens deste produto, podemos destacar:

  • Menor geração de resíduos;
  • Redução no custo por m² de parede
  • Aumento de até 3x na produtividade
  • Alta resistência estrutural
  • Ausência da necessidade de utilizar telas ou grampo para ancoragem
  • Menor peso estrutural
  • Maior facilidade para transporte e armazenamento




Qual o rendimento da massa polimérica uBeton?


O rendimento do produto varia de acordo com a altura do tijolo/bloco que será utilizado. Como orientação o redimento é aproximadamente:

  • Para blocos/tijolos com 14cm de altura: 2,0 - 2,2 kg/m²
  • Para blocos/tijolos com 19cm de altura: 1,5 - 1,7 kg/m²
  • Para blocos/tijolos com 30cm de altura: 1,0 - 1,2 kg/m²
O consumo pode aumento para paredes com ancoragem.




Esse produto tem alguma norma técnica regulamentadora?


Sim! Em março de 2017 foi lançada a norma ABNT NBR 16590 "Composto polimérico para assentamento de alvenaria de vedação" que baliza os requisitos mínimos que os fabricantes devem atender na formulação do produto.
A uBeton possui laudos de ensaios e atende à todos os requisitos pré estabelecidos pela norma.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato que teremos o prazer de explicar mais sobre a norma e o produto.




Apenas dois filetes vão suportar as tensões de uma estrutura?


Sim! Em uma estrutura teremos basicamento duas deformações atuando sobre a alvenaria, as verticais e horizontais. As deformações verticais são armazenadas em parte pelo encunhamento da parede (junção da alvenaria com a laje ou viga, que deve ser feito utilizando um material próprio para esta função) e as outras serão absorvidas pela propria massa da uBeton. Por ser um material flexível, ter um menor módulo de elasticidade, o produto possui um maior poder para acomodar tensões.
Deformações laterais são acomodadas pelos pequenos espaçoes deixados entre os blocos, que posteriormente serão preenchidos com a argamassa do emboço/reboco.




É possível usar com alvenaria estrutural?


Apesar do produto apresentar alta resistência e qualidade, no Brasil ainda não temos normas técnicas que permitam utilização de massa polimérica em alvenaria estrutural. Ensaio estão sendo elaborados para que esta aplicação seja prevista em norma também.





Logo whatsapp branco.png
Logo whatsapp branco.png

Ficou interessado?

 
SOBRE NÓS

A uBeton busca constantemente trazer produtos inovadores que proporcionem um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Inovação e eficiência é o que nos move.

CONTATO

Rua Lourenço José de Paula, 2126 - Parque da Fonte - São José dos Pinhais/PR

E-mail: contato@ubeton.com.br | 

Telefone / WhatsApp: (41) 3206-3721

© Todos os direitos reservados uBeton.