• Fernando Casavechia

5 Dicas para comprar material de construção

Atualizado: Abr 13

Quando a gente começa uma obra é normal se assustar com a quantidade de material que temos que comprar. Desde materiais básicos, como tijolo, cimento e argamassa. Até materiais mais sofisticados como porcelanatos, luminárias e equipamentos elétricos. Pode até parecer desafiador no início, mas vamos passar algumas dicas para comprar material de construção que vão te ajudar!


O que comprar?


Primeiro de tudo, é preciso saber o que comprar. E para isso uma lista bem feita dos materiais, com os quantitativos corretos é fundamental para você comprar o produto certo na quantidade e na hora certa.


Nós desenvolvemos uma planilha para você montar a sua própria lista de material que certamente vai te ajudar nisso. Você pode acessar a planilha neste link e baixar ela gratuitamente.


1ª Dica para compra de material de construção: usar uma lista bem feita para não comprar errado

Com a sua lista pronta a chance de cometer falhas na compra dos materiais vai reduzir bastante. Ao utilizar a planilha para montagem da lista que nós disponibilizamos aqui, você também terá nela um cronograma de quando deve realizar a compra dos materiais. Isso é muito importante para que você não corra o risco de atrasar a sua obra por falta de material.


2ª Dica para compra de material de construção: pesquise várias opções de compra


Um bom planejamento das suas compras vai te ajudar na redução de custo e evitar surpresas. Mas além disso, é importante pesquisar bastante quais são as suas opções de compra de cada material.


Muitas vezes caímos no comodismo de comprar os materiais apenas na loja de material de construção mais próxima, sem pesquisar muito os valores. Porém, atualmente temos uma cadeia de fornecedores muito mais integrada com vendas online e é possível encontrar materiais para a sua obra com preços melhores e vindos de locais mais distantes.


Além disso, uma boa pesquisa vai te mostrar alternativas de materiais que podem ser usados e quem sabe você vai encontrar opções que tragam um custo benefício superior do que teria comprado o material “normal”.


3ª Dica para comprar materiais: saiba priorizar os itens de compra

Como já disse neste texto, a lista de materiais que devem ser comprados em uma obra pode ficar muito grande. Então é importante saber quais itens você vai precisar priorizar para pesquisar e comprar.


Alguns materiais da obra, por serem pouco consumidos na obra ou serem de baixo custo em relação ao total da obra, muitas vezes não necessitam de uma atenção tão grande. Porém, alguns outros materiais são bastante utilizados e pesam muito no orçamento. Alguns exemplos são ferro, concreto, porcelanatos, argamassa, portas e janelas. Estes são materiais que serão consumidos em grande volume e compras feitas de forma apressada ou sem muita pesquisa podem afetar diretamente o orçamento da sua obra.


Além dessa priorização dos itens de alto custo, naturalmente é necessário comprar o que será utilizado primeiro. Assim, seguir o cronograma da obra é fundamental para entender o momento certo de comprar o material.


Lembrete: sempre prestar atenção ao prazo de entrega do fornecedor. Deixar para comprar o material em cima da hora representa um risco enorme para você. Qualquer pequeno atraso do fornecedor pode impactar no andamento da sua obra.


4ª Dica para comprar materiais: entre em contato com os fabricantes dos materiais!

Outra sugestão é tentar contato diretamente com os fabricantes. Dependendo do tamanho da sua obra e tipo de material que você precisa, é possível negociar a compra diretamente com o fabricante e reduzir o custo que teria se comprasse em uma revenda. Importante observar que os fabricantes normalmente possuem um prazo maior para entrega do material, assim cuidado para não errar no planejamento e perder o prazo de compra do produto.


5ª Dica para comprar materiais: negocie descontos para compras maiores


Caso tenha na sua região boas lojas de material de construção, que conseguem atender a todas as demandas da sua obra, faz sentido apresentar seu projeto na loja e negociar valores para comprar todos os materiais com a loja. Ao apresentar um projeto e a lista de materiais com todos os detalhes, certamente o lojista vai dar uma atenção maior para você e assim você pode conseguir valores melhores que se comprasse cada item em um local separado.


Se possível, faça essa negociação com mais de duas lojas e estude as propostas. Principalmente questões como custos de entrega, prazos para entrega dos materiais, disponibilidade de estoque, prazos e formas de pagamento.


E então, gostaram dessas dicas? Não se esqueça de baixar nossa planilha para montagem da lista de materiais que desenvolvemos para vocês de forma gratuita! Abaixo segue o link para baixar a planilha: https://materiais.ubeton.com.br/lista-de-material-de-construcao


Espero que esse texto te ajude, qualquer dúvida ou sugestão pode entrar em contato comigo pelos canais abaixo! Valeu!

Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton

LinkedIn | Instagram

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
SOBRE NÓS

A uBeton busca constantemente trazer produtos inovadores que proporcionem um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Inovação e eficiência é o que nos move.

CONTATO

Rua Lourenço José de Paula, 2126 - Parque da Fonte - São José dos Pinhais/PR

E-mail: contato@ubeton.com.br | 

Telefone / WhatsApp: (41) 3206-3721

© Todos os direitos reservados uBeton. 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram