top of page
  • Fernando Casavechia

Reduzir custos na sua obra: Confira 4 dicas essenciais

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Você tem interesse em reduzir custos na sua obra? Se você está construindo ou pensando em construir já deve ter percebido o alto aumento no custo de materiais no último ano. Segundo o IBGE o aumento só dos materiais ficou em 17% em 2020. Assim sendo, é muito importante encontrar formas de reduzir o custo da obra e é sobre isso que iremos falar aqui.


O que sai mais caro em uma obra?


Balança com mão de obra de um lado e materiais de acabamento no outro

Primeiramente é legal avaliar quais os maiores custos relacionados à obra. Em geral, o custo da mão de obra representa de 50% até 70% do total da obra e em relação aos materiais, o custo com os materiais de acabamento chegam a 50% do custo total da obra.

Ou seja, você pode reduzir os custos da sua obra abordando o problema em duas frente: redução do custo da mão de obra e economia em acabamento.


Como reduzir o custo da mão de obra?


Pagamento da mão de obra

Essa não é uma tarefa muito fácil! O custo da mão de obra em geral seguem algumas tabelas e regras regionais, mas o que podemos fazer é otimizar o uso da mão de obra!

Para melhorar esse fator, precisamos que os pedreiros sejam mais produtivos, ou seja, construir mais rápido e com menos recursos preferencialmente.


Para conseguir isso é importante que você encontre materiais e métodos que facilitem o trabalho do pedreiro e faça com que ele construa com menos esforço e mais rápido.


Com isso, você pode negociar uma redução no custo do m² que ele irá cobrar, pois ele vai gastar menos energia e tempo para fazer a mesma quantidade de obra.


1ª Dica para reduzir custos da obra: usar materiais que aumentem a produtividade!


Um exemplo é usando a argamassa polimérica para assentamento de tijolos. Com ela um pedreiro consegue produzir até 3x mais por dia, com menos esforço que teria com a massa convencional.


Além de reduzir a necessidade de betoneiras, carrinhos, serventes… Tendo isso em conta, é bem mais fácil negociar com a mão de obra um desconto, afinal o trabalho dele será muito mais fácil!


Você já conhece a argamassa polimérica da uBeton? Não?! Clique aqui para ver essa inovação!


Como economizar no acabamento da obra?


Custo com materiais de acabamento

A maior dica para isso é um bom planejamento! Se deixar para comprar o material que precisa na última hora, não vai conseguir avaliar muitos orçamentos e procurar por alternativas.


E como fazer esse planejamento? Bom, o primeiro passo é ter um cronograma de obra! Saber quando e quanto que vai precisar de material. Nessa hora uma ajuda profissional pode ser muito importante. Um arquiteto e engenheiro podem indicar quando é ideal começar a pesquisar e comprar os itens necessários para a obra.


Desenvolvemos uma ferramenta para ver o retorno que é possível obter com a massa polimérica e ainda ter um modelo de cronograma de obras. Veja aqui!


2ª Dica para reduzir custos da obra: faça um cronograma com as etapas da sua obra!


Cronograma e planejamento de obra

Nessa fase da obra sempre tem muito material para comprar e muitas opções disponíveis no mercado. Você pode criar uma planilha para estabelecer quanto você pode e quer gastar em cada item - cerâmicas, louças, metais. É importante detalhar tudo o que você vai precisar.


Após isso é possível iniciar a busca de orçamentos! Foque nos itens que mais vão afetar seu orçamento, como as cerâmicas e porcelanatos, e comece as negociações a partir deles.


Na construção civil, em geral, volumes maiores de compra levam a melhores negociações de preço, então vale a pena tentar concentrar em alguns fornecedores os materiais que você precisa. Além de economizar, você pode reduzir a burocracia para fechamento de pedidos e otimizar a logística de entrega dos materiais.

Você pode reduzir seus custos no acabamento, basta organização e planejamento.


3ª Dica para reduzir custos da obra: entre em contato com os fabricantes dos materiais!


Entrar em contato com os fabricantes

Outra sugestão é tentar contato diretamente com os fabricantes. Dependendo do tamanho da sua obra e tipo de material que você precisa, é possível negociar a compra diretamente com o fabricante e reduzir o custo que teria se comprasse em uma revenda.


Faça o gerenciamento da obra


Gerenciar a obra pode parecer algo muito complexo, mas pequenas rotinas podem te ajudar muito no controle do andamento da obra e na redução de desperdícios, o que naturalmente reduz os seus gastos.


Crie uma rotina semanal de acompanhamento do que será feito e do que foi feito. Organize um horário com seu pedreiro para discutir o cronograma e conferir se tudo está saindo dentro do planejado. Desta forma, você terá sempre uma visão de atividades que devem serem executadas no curto, médio e longo prazo, e se programe para que nada impeça que essas atividades aconteçam.


4ª Dica para reduzir custos da obra: controle o desperdício dos materiais


Você deve acompanhar se o desperdício de material está muito alto ou não - muitos tijolos quebrados, cerâmicas jogadas fora, areia descoberta que se perde na chuva…

Estes são pequenos detalhes, mas que afetam muito!


Para saber mais quais desperdícios temos nas obras, veja nosso e-book que abordamos os 7 desperdícios mais importantes que encontramos nas obras.


Por fim, tenho certeza que todos que estão construindo neste ano desafiador estão passando por dificuldades para fechar os custos dentro do planejado. Tenho certeza que com as dicas que deixei aqui e implantando um planejamento organizado na sua obra, você vai conseguir ter mais sucesso no seu projeto!


Espero que esse texto te ajude, qualquer dúvida ou sugestão pode entrar em contato comigo pelos canais abaixo! Valeu!


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page