top of page
  • Fernando Casavechia

O impacto da redução do tempo de ciclo.

Atualizado: 2 de out. de 2020

A maioria das construtoras sofrem com prazos apertados e muitas vezes acabam atrasando as entregas dos seus empreendimentos. Além de afetar muito a reputação da empresa, isso gera custos adicionais ao projeto que não estavam previstos antes, como custos de manutenção de canteiro, por exemplo.




Conceitualmente, o tempo de ciclo é a soma do tempo de processamento + tempo de inspeção + tempo de movimentação + tempo de espera. O objetivo ao analisar esse tempo é reduzir os tempos além do tempo de processamento. Ou seja, reduzir os tempos das atividades que não necessariamente agreguem valor, mesmo que sejam necessárias.


Reduzir o tempo de ciclo vai gerar vários benefícios:

  • Entrega mais rápida para o cliente - seja o cliente interno (processo subsequente) ou cliente final (obra entregue em menos tempo);

  • Reduz a quantidade de planejamento necessária para atividades futuras;

  • Processos ficam mais simples, gerando menor demanda de recursos e facilitando a gestão;

  • A redução do tempo de ciclo mostra antes os problemas, favorecendo a correção antes também;


No artigo do professor Koskela de 1992,que foi a base para a criação do Lean Construction, elenca algumas formas práticas de abordar o problema, são elas:

  • Eliminar o work-in-progress, ou seja, reduzir a quantidade de atividades que estão acontecendo ao mesmo tempo na obra. Esse é o fundamento básico do Just In Time (JIT) que é produzir apenas o necessário, quanto necessário na quantidade necessária;

  • Reduzir tamanho de lotes, que significa reduzir a quantidade de atividades ou etapas que compõem um processo. Por exemplo, na etapa de cerâmica, ao invés de abrir frentes de trabalho em todos os apartamentos de um andar, é melhor focar a equipe para fechar cada apartamento por vez e assim liberar aquele apartamento para a equipe subsequente entrar.

  • Melhorar o layout da obra, reduzindo assim as movimentações desnecessárias de pessoas e materiais. Um bom começo para melhorar esse aspecto é com um projeto de canteiro de obras bem feito e atualizado.

  • Reduzir a variabilidade. Naturalmente, se temos menos variedade, vamos perder menos tempo com atividades que não agregam valor e consequentemente reduzir o tempo de ciclo.

  • Industrialização e pré-fabricação. Tirar etapas de produção de dentro da obra ajudar a reduzir o tempo de ciclo do processo. Por exemplo, ao invés de montar toda a porta na obra, comprar um kit porta pronta ajuda em muito na redução do tempo de montagem, ou comprar chicotes elétricos prontos. São medidas que retiram o serviço de dentro da obra e leva para a fábrica do fornecedor.


Esses itens vão ajudar a reduzir o tempo de ciclo atuando principalmente nos tempos que não são o de processamento. Mas sempre podemos melhorar o tempo de processamento também. Seja utilizando um equipamento mais moderno para realização do processo ou produtos inovadores.


Já viu nosso e-book sobre os 11 princípios do Lean Construction? Baixe ele gratuitamente clicando aqui!


Mudar o processo nas suas atividades de conversão, pode ser desafiador. É preciso que a empresa esteja pronta para realizar a mudança e saiba preparar a equipe e empresa para que a mudança seja efetiva. Usando, por exemplo, a massa polimérica da uBeton para assentamento de tijolos, a redução do tempo de processamento pode reduzir para metade se comparado com o método convencional de assentamento. Isso gera uma economia com mão de obra, redução do prazo de entrega da etapa, redução de custos de canteiro.


Na uBeton buscamos ajudar empresas a reduzirem essas atividades que não agregam valor, seja com nossos produtos, como a massa polimérica, ou apenas com assessoria para as construtoras. Acompanhe nosso blog, pois traremos mais conteúdos sobre Lean e melhorias de processos na construção civil. Abraço e siga a gente nas redes sociais!


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


697 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page