top of page
  • Fernando Casavechia

Qual argamassa usar em cada etapa da obra?

Durante uma obra temos diversas decisões para serem feitas, como quais cerâmicas utilizar? Qual tipo de louça usar nos banheiros? Qual o melhor tijolo para a minha obra? (sobre essa dúvida, veja esse texto aqui).

Uma das dúvidas que podem aparecer é qual o tipo de argamassa utilizar em cada etapa da obra? E é isso que vamos falar um pouco hoje, indicando para cada etapa, qual a argamassa mais indicada.


Basicamente temos 4 etapas que utilizam algum tipo de argamassa, elas são:


  • Assentamento alvenaria

  • Chapisco

  • Emboço

  • Assentamento cerâmica


Assentamento alvenaria


Assentamento Massa Polimérica


Essa etapa da obra consome bastante massa, e para quem já nos conhece sabe que o tipo de massa que indicamos para assentamento é a massa polimérica para assentamento de tijolos. Ela é a massa de assentamento mais prática e rápida de utilizar, gerando alta produtividade e uma obra bem mais limpa. Para saber mais sobre a nossa massa polimérica, clique aqui.


Porém nessa etapa, ainda precisamos de mais um tipo de argamassa, que é a argamassa expansiva para encunhamento. Este tipo de argamassa é utilizado quando construímos a estrutura de concreto armado antes da alvenaria e vamos apenas fazer o fechamento com as paredes. Para fazer a união da parede com a viga superior, precisamos de uma massa que preencha muito bem os espaços e que tenha como característica ser mais “fraca” que a massa de assentamento. Ela deve funcionar como um amortecedor entre a estrutura e alvenaria, ajudando que deformações na estrutura afetem muito as paredes.


Argamassa encunhamento


Chapisco


Chapisco rolado. Fonte: StoBrasil


A etapa de chapisco é muito importante, pois o chapisco irá criar uma ponte de aderência entre os tijolos/blocos da alvenaria e o emboço. Para essa etapa a argamassa escolhida deve ter as propriedades para gerar essa aderência, e hoje, no mercado, a opção do chapisco rolado é uma das que possuem melhor desempenho.


Essa argamassa pode ser encontrada em sacos de 20 kg precisando apenas adicionar água. Sua aplicação é feita com rolo de textura, o que gera uma grande produtividade do trabalho e garante que toda a superfície irá receber o chapisco e com uma quantidade bem uniforme.


A opção de comprar massas pré-fabricadas ajuda no controle de qualidade da obra. A chance de uma parte da construção ter uma massa pior que outra reduz bastante, aumentando a qualidade geral da construção.


Emboço


Argamassa Estabilizada


Na etapa de emboço, a opção que mais tem conquistado mercado é a da argamassa estabilizada. Esse tipo de massa é entregue em caminhões betoneira e separada na obra em pequenos reservatórios de 0,2m³. Essa massa possui um aditivo retardante em sua composição que faz com que ela demore mais para secar, assim você terá até 72 horas para gastar essa massa. Esse tempo de secagem vai mudar de acordo com o que você combinar com seu fornecedor. Caso você possua uma demanda alta de argamassa, pode pegar uma massa que seque em 24 horas, que vai sair mais barato para você.


Não são todos os locais que possuem fornecedores desse tipo de argamassa, então a solução mais simples e prática pode ser a argamassa ensacada. Apesar de ser uma opção mais cara que a massa virada em obra, com esse tipo de massa, é possível obter um controle maior de qualidade do revestimento, menor índice de desperdício e uma maior produtividade.


Assentamento de cerâmica


Argamassa Colante. Fonte: Mapa da Obra


O assentamento de pisos e porcelanatos também consome uma alta quantidade de argamassa. E por ser uma etapa crítica da obra, afinal é o acabamento e não queremos de forma alguma que nossas placas se desprendam, escolher a massa correta é fundamental – além de assentar as peças da melhor forma possível também.


Para o assentamento de cerâmicas temos basicamente 3 tipos de argamassa que são mais conhecidos e fáceis de achar: AC I, AC II e AC III. Suas diferenças estão na quantidade de cimento e aditivos que cada uma possui, que resultam consequentemente em maior ou menor aderência e retenção de água.

  • Argamassa AC I: é o tipo que possui menor aderência. Essa massa é indicada para áreas internas e molháveis (que recebem podem receber água, mas não ficam sempre com água). Pode ser utilizada para assentar piso e paredes de banheiros, áreas de serviço e banheiros.

  • Argamassa AC II: possui uma aderência maior que a ACI e com melhor resistência térmica. Assim ela pode ser utilizada em áreas molhadas (piscina de água fria por exemplo, ou box do banheiro), além de suportarem melhor em áreas externas e com passagem de pessoas.

  • Argamassa AC III: é o tipo de argamassa colante com maior aderência e flexibilidade. Pode ser utilizada em áreas com alto tráfego de pessoas e que sofrem com alterações térmicas maiores, como revestir churrasqueiras e fornos. Além disso é a massa mais indicada para peças maiores e pesadas – porcelanatos de grandes formatos, mármores e granitos.


Lembrando que no assentamento de cerâmica, tão importante quanto o tipo de argamassa é aplicar ela corretamente. E a melhor forma para fazer isso é usando a máquina de assentamento da uBeton. Conheça mais dela nesse link.


Espero que tenha gostado do tema! Siga nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos sobre construção civil! Abraço.


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


667 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page