top of page
  • Fernando Casavechia

Qual o tijolo ideal para sua obra?

Escolher o tijolo ideal para a sua obra pode gerar um grande impacto na qualidade da alvenaria, custos, prazos de execução e conforto da edificação. Possuímos diversas opções atualmente, mas você sabe quais as vantagens e desvantagens de cada tipo? Neste texto vamos falar um pouco mais sobre isso!





Tijolo cerâmico ( Baiano )





Este tijolo é conhecido popularmente como tijolo baiano. Possui um formato bem característico com furos na horizontal, podendo variar bastante em tamanhos e quantidade de furos (6, 8, 9, 12 e 16 furos).


Normalmente é o tijolo mais fácil de encontrar sendo fabricado em quase todas as regiões do país. Além de ser versátil, por possuir uma grande gama de dimensões, diferentes espessuras e alturas para se adequar melhor às suas necessidades.


Por ser fácil de encontrar em qualquer material de construção sua obra provavelmente não correrá o risco de ficar com falta de material, além de ser o tijolo mais barato dentre as opções apresentadas. O que gera uma desvantagem, pois existem diversos fabricantes que entregam tijolos de baixa qualidade, o que pode ser bem prejudicial para sua obra, pois a baixa qualidade implicará em tijolos com dimensões pouco uniformes e de baixa resistência.


Dentre as opções apresentadas neste texto, esse tipo de tijolo é o que possui menor desempenho acústico.




Bloco cerâmico estrutural




Este bloco cerâmico tem os furos na vertical e isso traz algumas vantagens em comparação com o baiano. Ele pode ser usado tanto na alvenaria de vedação como na estrutural.


Uma vantagem dele é que seus furos na vertical facilitam a passagem das tubulações, ocasionando uma obra mais racionalizada. A alvenaria racionalizada irá reduzir a geração de desperdícios no canteiro, acelerar o processo e gerar mais qualidade no produto final.


Este tipo de bloco está ganhando popularidade no mercado, principalmente pelas vantagens que mencionamos, porém ainda é um produto mais caro que o tijolo baiano e mais difícil de encontrar. O conforto acústico ocasionado por esse bloco é melhor que no tijolo baiano e seu conforto térmico é melhor que o bloco de concreto.


Bloco de concreto




O bloco de concreto é um dos blocos mais conhecidos na construção civil. Podendo ser utilizado em alvenarias de vedação e alvenaria estrutural. Ele é mais pesado que os cerâmicos e isso traz vantagens e desvantagens.


Uma vantagem é que por ser mais denso ele consegue isolar melhor acusticamente e seus furos na vertical também possibilitam uma alvenaria mais racionalizada, além de ser um bloco que, no geral, possui um bom acabamento.


Porém é um bloco pesado, o que irá dificultar a logística interna da obra e reduzir um pouco a produtividade da mão de obra. Outra desvantagem deste bloco é que ele tem o pior desempenho térmico em comparação com os demais. Ou seja, a troca de calor entre o ambiente interno e externo é maior. Se estiver muito quente fora, dentro irá esquentar também.


Bloco de concreto autoclavado




Este também é um bloco de concreto, porém ele passa por um processo de autoclavagem que torna ele mais leve e fácil de trabalhar que o bloco convencional.


Além de ser leve, sua característica construtiva permite que esse bloco seja facilmente cortado com uma serra de mão, facilitando muito a operação no canteiro de obras.


Também é feito em grandes dimensões (60 x 30 cm - comprimento x altura) o que gera um enorme aumento de produtividade. Possui bons desempenhos em relação à acústica e conforto térmico.


A sua maior desvantagem ainda é o preço e a baixa oferta de fornecedores. É um produto inovador que ainda está caro quando comparado com outros blocos. Para utilizar ele em sua obra é importante levar em contas custos indiretos para encontrar a sua viabilidade.


Tijolo ecológico




O chamado tijolo ecológico ou solo cimento é um tijolo prensado, feito a base de areia misturada com cimento.


O ecológico do nome vem do fato que ele não precisa de processo de queima, ou seja, o tijolo não passa por um forno como o tijolo cerâmico convencional, reduzindo assim a queima combustível e geração carbono na atmosfera.


O seu desempenho acústico e térmico melhor que o tijolo convencional (baiano) e pode ser utilizado como alvenaria estrutural para edificações pequenas (até 3 pavimentos).


Suas desvantagens é que ele só pode ser usado em obras de pequeno porte e ainda é pouco fabricado, o que torna mais difícil de achar em materiais de construção, sendo normalmente comprados diretamente dos fabricantes.




Naturalmente, com todos os tijolos acima você pode utilizar a argamassa da uBeton. Escolhendo o bloco certo e a argamassa correta, você terá um bom desempenho na sua obra. Conheça mais sobre a argamassa polimérica da uBeton clicando aqui.


Espero que tenha gostado do tema! Siga nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos sobre construção civil! Abraço.


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


1.981 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page