Obra com Massa Polimérica uBeton na construção de um hospital
- Letícia Casavechia Teixeira
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Atualizado: há 10 horas

A eficiência tem tomado espaço na construção civil e as construtoras estão cada vez mais priorizando métodos construtivos que garantem maior rapidez, praticidade e organização dentro de uma obra – como é o caso do projeto do Hospital São Vicente de Paula, em Mafra/SC.
HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULA EM MAFRA
O Hospital São Vicente de Paula, um dos maiores hospitais da região de Mafra, no Estado de Santa Catarina, e construído pela Construtora RCE, apostou na modernização da sua obra com a utilização de diversos métodos construtivos.
Sendo considerada uma obra de grande porte, a construção do Hospital precisou de aproximadamente 1.500 barricas de massa polimérica uBeton, para a construção das paredes externas, dando um total de 45 toneladas de material.
Além disso, pensando em um processo global e em uma obra mais eficiente, a Construtora RCE optou pelo uso de vários tipos de placas de drywall para paredes internas, sendo algumas de drywall convencional e outras um pouco mais resistentes à umidade, além de placas de gesso.
A estrutura das paredes internas em drywall possibilita uma construção de forma muito mais rápida e bem-feita. E, agregando isso com as paredes externas feitas com a massa polimérica da uBeton, cria-se uma alvenaria que dá resistência, rapidez, economia e mantém uma obra limpa e organizada.
E não só: ao invés de fazer um método tradicional com chapisco, reboco e pintura, a empresa fez uma estrutura de light steel frame e o fechamento com placas de ACM – trazendo mais agilidade e praticidade na obra.

Tudo isso para demonstrar que a escolha dos métodos construtivos corretos, além de modernizarem a obra, impactam em todo o processo construtivo. A obra fica mais organizada e limpa, com logística facilitada e com um controle melhor de estoque. Em resumo, fica muito mais eficiente.
A Massa Polimérica da uBeton é sinônimo disso. O material chega já pronto para uso, é transportado com mais facilidade e não precisa de um grande espaço para ser armazenado.
Veja o seguinte: se compararmos com uma argamassa convencional, todo o processo seria mais trabalhoso. Primeiro que a massa seria toda produzida e armazenada nos andares térreos. Em seguida, a obra teria uma grande movimentação de material nos elevadores para abastecer os pedreiros com massa. Além do desperdício dessa argamassa que chega em até 20%.
Por outro lado, com a Massa Polimérica da uBeton toda essa movimentação não é necessária, uma vez que, com o material já pronto para uso, basta o pedreiro posicionar o produto no local da aplicação e assentar. Ou seja, não é necessário todo o processo existente na argamassa convencional, tornando o processo muito mais rápido e eficiente.
E isso tudo é trazido na obra do Hospital São Vicente de Paula. Uma obra que apostou em praticidade, logística, o uso de materiais inteligentes que, como consequência, trazem mais rapidez no assentamento e na construção de forma geral, mais limpeza e organização.
Para saber mais, não perca nosso canal do Youtube, onde mostramos todos os detalhes desse hospital:




Comentários