• Fernando Casavechia

Planejamento de obra - Qual o impacto dele na sua obra?

Se você já executou algum projeto de engenharia, sabe que um bom planejamento tem um impacto gigante na qualidade e desempenho final. Nas obras não teria o porquê ser diferente, um planejamento de obra bem feito é essencial para um projeto de sucesso.


O planejamento de obra, como o nome já indica, traça o plano de como deve ser seguido o projeto para que ele alcance os objetivos esperados por todos os participantes do projeto. Desde o incorporador, a construtora, os trabalhadores e principalmente o cliente.


Neste plano iremos criar diversos documentos e controles que vão direcionar todas as equipes no caminho correto para alcançar os objetivos. Um bom planejamento na sua obra reduz incertezas e com isso reduz desperdícios tanto em tempo, como em gastos financeiros desnecessários.


A seguir vamos mostrar algumas etapas importantes da obra que devem ser previstas e estudadas no seu planejamento


Concepção e Ideação


Como qualquer projeto de engenharia, uma das primeiras etapas é a definição do que será feito. Qual será o propósito do empreendimento? quem serão as pessoas impactadas por ele e quem queremos alcançar.


Estudo de viabilidade


O estudo de viabilidade vai ajudar no entendimento se tudo que foi criado como conceito pode ser mesmo executado. É nessa fase que é feito uma análise de legislações que podem impactar no projeto, custos de implantação da obra, estudo de retorno do investimento previsto.


Desenvolvimento do projeto


Com essas análises iniciais concluídas, o planejamento deve prever como será o desenvolvimento do projeto. Quais serão as pessoas que irão conduzir o projeto, quais suas responsabilidades e entregas?


Ao prever tudo isso no planejamento, é mais fácil antecipar possíveis conflitos que podem aparecer no decorrer do projeto. Uma boa prática é reunir todos os envolvidos no empreendimento para colaborar com o planejamento, para que todos possam colaborar no planejamento.


A integração entre os participantes de um projeto é fundamental, nos dias atuais, para que a implementação de metodologias mais eficientes de construção (construção modular), métodos de gestão (Lean Construction) ou criação de projetos (BIM) sejam possíveis.


Execução do projeto


Prever como o projeto será executado, também é importante para um bom planejamento. Uma análise profunda dos métodos construtivos que serão empregados faz muita diferença. Muitas vezes negligenciada, a parte logística do projeto é de fundamental importância, e não abordar isso no planejamento da obra, pode criar sério problemas quando a construção estiver sendo executada.


Uma boa prática é criar um projeto de canteiro, que determina todas as áreas de movimentação, estoque, descarga de material, etc, dentro da obra. Isso ajuda a ter um ambiente organizado de construção, o que reduz em muito desperdícios e aumenta o controle da obra.


Controle


Como a obra será controlada é muito importante, e no planejamento devemos pensar nisso. Por exemplo, qual método de controle de qualidade e controle de produção será utilizado.

Ainda, aqui iremos implementar os cronogramas para controle do andamento do projeto, tanto o cronograma da obra quanto um cronograma físico financeiro.


Um bom cronograma da obra é fundamental para auxiliar no planejamento das etapas da construção, na previsão dos recursos que serão necessários e quando precisamos contratar cada um destes recursos, como mão de obra e material. Além de auxiliar no prazo de entrega de cada etapa da obra.


Aqui na uBeton entendemos que um cronograma bem feito auxilia muito no controle das etapas e não é difícil de implementar na sua obra. Pensando nisso, criamos um modelo de cronograma que apresenta um dashboard moderno e intuitivo no PowerBI. Caso queira ver um modelo, você pode acessar a partir do seguinte link: https://materiais.ubeton.com.br/cronograma-de-obra


Se você gostar desse modelo, podemos criar um com o perfil da sua obra - tamanho da obra, características e prazo de entrega. Para solicitar um cronograma personalizado, você pode clicar neste link aqui e preencher o formulário.




Outro cronograma para controle é o físico financeiro. Ele é muito importante para auxiliar no controle do fluxo de caixa do empreendimento, planejando quanto de dinheiro será necessário em cada fase da obra. Ter esse planejamento bem feito é essencial para prevenir que a obra pare por falta de dinheiro, o que pode ser altamente prejudicial para o projeto e para a imagem do construtor/incorporador.


Aprovação


A última etapa é planejar quais serão os marcos de entrega do projeto. O que será acompanhado para validar que tudo saiu dentro do projetado e com a qualidade necessária. Saber desde o início quais KPI - Key Performance Indicator - Indicador chave de desempenho - devem ser atingidos para aprovação do projeto é muito importante para que todos tenham o mesmo direcionamento para o sucesso.


Conclusão


Neste texto mostramos quais etapas do planejamento são necessárias para abranger todo o escopo de um empreendimento. Naturalmente, não entramos nos mínimos detalhes de cada uma das etapas do planejamento, mas apenas queríamos mostrar o caminho que pode ser seguido e a importância que um bom planejamento pode ter no seu projeto.


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton

LinkedIn | Instagram

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo