top of page
  • Fernando Casavechia

Planejamento e levantamento quantitativo de materiais - o que é e qual a sua importância?


Em toda obra temos o momento em que precisamos definir o que será utilizado na construção do empreendimento. Assim, uma análise criteriosa em cima do projeto se faz necessária para verificar quais materiais podem ser utilizados e em quais quantidades.




Porém esse levantamento de materiais pode ser muito prejudicial para o andamento e saúde da obra quando for mal feito.


Vamos entender como isso pode afetar sua obra?


Gestão de custos


Antes iniciar o tema do levantamento de material, é importante entender um pouco sobre a gestão de custos de um empreendimento. O gerenciamento de custos é fundamental para que as obras tenham um desempenho de acordo com o planejado. A falta de gestão pode muita vezes inviabilizar o empreendimento ou esconder graves falhas e gerar indicadores incorretos.


Para qualquer obra, é importante que o orçamento seja o mais detalhado, consiste e fiel possível à realidade. Quanto melhor for o planejamento do orçamento, mais eficaz será o controle de custos. A estimativa inicial do custo pode ser feito através de indicadores como o CUB e INCC ou ainda a partir da experiência com empreendimentos anteriores.

É importante colocar no orçamento do projeto todos os riscos aos quais estamos suscetíveis e utilizar o maior número de dados possíveis, como orçamentos de fornecedores de material e mão de obra.

Criar reservas de contingência é importante para evitar que erros afetem drasticamente no planejamento da obra.


Na análise do custo do projeto existe um trade-off muito importante que deve ser levado em conta, entre o prazo desejado para conclusão da obra e o custo que devemos atingir. Em geral para obras com um prazo muito curto, se for executada do método convencional, o custo direto (mão de obra, materiais e equipamentos utilizados na execução da atividade) de construção tende a ser mais elevado, pois mais recursos são alocados para construir mais rapidamente. Em contrapartida os custos indiretos (despesas com mobilização, custo de operação do canteiro, água, energia, segurança, aluguel de equipamentos, logística) tendem a ser maiores quanto maior for o prazo de construção.


Vale observar que existem maneiras de melhorar esse trade-off entre custo e prazo. Usando produtos pré-fabricados ou industrialização é possível reduzir o prazo sem necessariamente aumentar os custos. Como no caso da argamassa polimérica para assentamento de tijolos. Quer saber como isso pode acontecer? Clique aqui.


Após todo esse detalhamento do orçamento realizado, e criadas as estratégias para monitorar e controlar os custos, a área de suprimentos terá um norte em relação a como seguir com seus levantamentos de materiais e custos.


Planejamento de suprimentos


Passada a parte inicial de orçamento da obra, o setor de suprimentos aprofunda sua análise no levantamento e quantificação daquilo que será necessário para cada obra.

Esse levantamento deve ser feito baseado em todos os projetos disponíveis do empreendimento e ir nos mínimos detalhes. Para cada etapa podemos iniciar identificando quais materiais compõem aquela etapa da construção. Por exemplo, para uma parede de alvenaria temos: tijolos, argamassa de assentamento, argamassa de encunhamento, argamassa para chapisco, telas de ancoragem, argamassa de reboco. Os materiais que compõem cada etapa podem variar de acordo com os pacotes de trabalho estabelecidos para a obra.


Além da análise dos materiais identificar a demanda de mão-de-obra para executar o serviço é fundamental, afinal grande parte do custo de uma obra é proveniente dos custos com pessoas. Para ajudar nesse levantamento, utilizar a expertise dos fornecedores e tabelas de composições como a SINAPI e TCPO vão ajudar e facilitar o trabalho.


É importante nesse momento ter a consciência do trade-off de custo e prazo que comentamos no início. Se o orçamento considerar uma quantidade muito baixa de mão de obra, perderemos em produtividade, logo o prazo será maior e os custos indiretos também. Se exagerarmos na quantidade de mão de obra, podemos aumentar muito os custos diretos, além de criar um descompasso entre o planejamento financeiro e o progresso físico do projeto.


Utilizando o BIM no levantamento de materiais


Atualmente existem diversos softwares que podem auxiliar o planejador de suprimentos nesse levantamento de materiais. A forma mais moderna é utilizar um projeto em BIM - Building Information Modeling. O BIM permite gerar um projeto virtual do que será construído criando uma visão altamente detalhada de tudo que será necessário para que o empreendimento aconteça. Com um projeto em BIM, qualquer alteração que seja efetuada no projeto automaticamente será atualizada no sistema e não serão mais necessárias diversas revisões de projetos, minimizando erros de comunicação, aumentando a velocidade do processo e sua assertividade.


Um levantamento bem feitos dos materiais que serão utilizados na obra vai ajudar muito no planejamento do canteiro, na determinação do prazo e orçamento de quanto vai custar o projeto. Além disso, vai ajudar na identificação dos maiores riscos de problemas no projeto. Utilizar a expertise dos fornecedores pode ser um atalho muito bom para ajudar nesse planejamento.


Entender como funcionam os processos da sua obra, conversar com a mão de obra, interagir com fornecedores e outros participantes do mercado vão te ajudar no entendimento do que pode ser usado em seu projeto e como fazer uma melhor previsão de tudo que será necessário.


Espero que tenha gostado do tema! Siga nossas redes sociais e nosso blog para mais conteúdos sobre construção civil! Abraço.




Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


1.563 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page