top of page
  • Fernando Casavechia

Como fazer uma lista de material de construção?

Fazer uma lista dos material de construção para a sua obra é fundamental para te ajudar na organização da sua obra! Aqui vou mostrar como uma lista bem feita vai ajudar você e no final do texto deixarei um link para baixar uma planilha que desenvolvemos aqui na uBeton para te ajudar nessa tarefa.



Primeiro de tudo:


Por que fazer a lista de material de construção?


Como tudo em uma obra, quanto mais organizadas forem as informações e com melhor planejamento, maiores a chances de você construir no prazo correto e dentro do seu orçamento. Pensando nisso, a compra dos materiais é uma etapa fundamental da obra e para se organizar, ter uma boa lista do que será necessário na obra vai ajudar para não esquecer de nenhum material ou deixar para ver muito perto do momento de uso. O que pode acarretar em um tempo menor para pesquisar preços e correr risco de pegar mais caro ou atrasar a obra.


E por onde começar?


Bom, antes de qualquer coisa precisamos saber o que vamos construir. Cada obra vai variar um pouco nas etapas de construção, principalmente se for uma reforma, mas no geral as obras são divididas da seguinte forma: fundação, estrutura, alvenaria, acabamento, hidráulica e elétrica e cobertura.

Em cada uma dessas etapas teremos uma grande quantidade de materiais que precisaremos comprar. Na planilha que vamos disponibilizar no final do texto, já deixamos alguns itens básicos de cada etapa preenchidos para te ajudar.


Fundação: é a primeira etapa da obra, nessa parte o consumo de material resume basicamente em ferro, concreto e madeira, além de itens menores como arame, prego, discos de corte, etc.


Estrutura: a fase de estrutura é o levantamento de colunas e vigas da obra. Os materiais usados nessa etapa são bem parecidos com a fundação, apesar disso faz sentido separar em duas etapas, pois dependendo do estilo da sua obra, a fase de estrutura e alvenaria pode ficar misturadas. E para ter mais organização, é melhor deixar cada uma separada.


Alvenaria: é a parte de levantamento das paredes. Aqui basicamente os materiais são tijolos e massa para assentamento de alvenaria. Aqui podem ser incluídos os materiais elétricos e hidráulicos, mas como estes, em muitos casos, são instalados por uma mão de obra à parte, não os pedreiros “convencionais”, faz sentido fazer a lista de materiais separados também.


Acabamento: nesta etapa temos uma grande quantidade de material que precisa ser comprado e o custo desta etapa normalmente é o maior da obra. Assim, uma lista bem feita e um planejamento financeiro vai te ajudar a economizar. Nesta etapa temos que comprar massas para reboco, massa corrida, tintas, portas, janelas, porcelanatos...


Quer dicas de como economizar no acabamento? Clique aqui e veja esse texto que falamos sobre isso!


Hidráulica e elétrica: nesta etapa estão inclusos diversos itens como canos, torneiras, chuveiro, tomadas, lâmpadas, interruptores. Aqui a lista pode ficar grande e difícil de ser feita sem uma ajuda profissional. São pequenos detalhes nessa parte que fazem muita diferença na construção, como por exemplo espessura do fio de luz ou diâmetro do cano de água.


Cobertura: e a última etapa que é a cobertura da obra. Telhas, madeira, calhas, rufos entram nessa fase da obra.


Com essa divisão de etapas feitas, podemos passar para o quantitativo de materiais.


Quantitativo de material de construção


O próximo passo é definir o quanto de material será necessário. Nesta parte vale a pena consultar o profissional que estiver trabalhando com você para te orientar. Normalmente o pedreiro, engenheiro e arquiteto possuem boas referências da quantidade de material que será necessário para cada etapa da obra.


Uma dica importante é fazer o quantitativo por etapa da obra e priorizar os itens que serão usados mais urgentemente ou que são comprados em maior volume. Quando o levantamento de todos os materiais são feitos, facilmente você vai perceber que alguns itens pesam muito mais no orçamento da obra que outros, como ferro, concreto, porcelanatos.


Esses itens são os que devem ter um cuidado a mais no quantitativo e orçamento, pois uma compra errada ou sem muita pesquisa, pode afetar muito no seu custo final.


Vou deixar aqui o link para outro texto que fizemos falando um pouco mais sobre essa parte de levantamento de materiais para obra. Clique aqui para acessar.


Além disso, temos uma ferramenta gratuita para você calcular quanto que vai precisar de material para a fase de alvenaria da sua obra. Clique aqui para acessar.


Com as etapas de obras definidas e o quantitativo pronto é importante alinhar com a mão de obra que irá executar o serviço quais são os prazos para execução de cada etapa. Assim, você conseguirá definir os prazos necessários para comprar os materiais.


Digamos por exemplo que vai começar a fundação e seu pedreiro informou que precisa de concreto para daqui 15 dias. Ao conversar com a concreteira o prazo informado para entrega é de 5 dias. Logo, você tem no máximo 10 dias para efetuar a compra, caso contrário corre risco de atrasar a obra. Fazer isso para os itens da sua obra é uma boa prática e vai te ajudar no controle do cronograma da obra e planejamento financeiro.


Atenção aos orçamentos


Para ter sua obra dentro do custo planejado é fundamental pesquisar preços e negociar com os fornecedores. Assim, essa etapa de orçamentos é muito importante. Com a lista pronta e os prazos para compra de cada item determinados, você passa a ter uma direção mais correta do que deve ser orçado primeiro e quais itens devem ser priorizados na busca.

Lembre que não basta só procurar preço, é preciso comprar materiais que tenham boa qualidade e de fornecedores sérios. Afinal, além de ficar dentro dos custos a obra tem que ter uma qualidade que atenda os seus padrões!


Planilha para montagem de lista de material de construção grátis!


Aqui na uBeton montamos uma planilha para você montar a sua lista de material de construção com o mínimo de esforço. Nessa planilha, já deixamos as etapas da obra divididas por abas. Além disso, em cada etapa da obra já colocamos alguns materiais básicos que são normalmente utilizados. Claro, cada um terá que adaptar os materiais, valores e quantidades para a sua necessidade, mas a planilha já está pronta para deixar sua lista organizada.


Além de tudo, você pode fazer um controle do orçamento da sua obra, colocando os valores orçados nos produtos e os valores efetivamente pagos.


Outra funcionalidade é o Status de compra. Como falamos aqui nesse texto, tão importante quanto saber o que comprar é saber quando tem que ser comprado para não atrapalhar o seu cronograma de obra. Na planilha, você vai definir as datas de compra dos materiais e um campo de Status vai mostrar se a compra do material está atrasada, dentro do prazo, ou se está tudo certo, caso já tenha sido comprado.


Você pode baixar a planilha para montar a sua lista de material clicando no link abaixo:


Gostou das dicas? Fazer o planejamento da sua obra com essa lista de material certamente vai te ajudar. Qualquer dúvida ou sugestão pode entrar em contato comigo pelos canais abaixo! Valeu!


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton


563 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page