• Fernando Casavechia

As normas técnicas para argamassa polimérica

Na construção civil temos diversas normas que regem como devemos elaborar e executar os projetos, requisitos que os fabricantes devem cumprir na fabricação dos seus produtos, sempre com o objetivo da construção ser mais eficiente e segura para o cliente final.



No Brasil, a ABNT é o órgão responsável por criar e organizar as normas técnicas, sendo que as normas sempre são elaboradas com participação efetiva da cadeia produtiva e dos usuários dos itens em análise.



No geral, produto inovadores demoram um pouco mais para receberem uma norma específica, principalmente pela falta de demanda do mercado. Afinal, produtos novos tendem a demorar mais para adquirirem um volume significativo de uso que justifique a criação de uma norma.


E tem norma para a argamassa polimérica?


Essa é uma pergunta muito comum quando falamos de argamassa polimérica para assentamento de tijolos. Por ser um produto relativamente novo no mercado, as construtoras e engenheiros sempre ficam em dúvida se o produto já possui alguma normativa técnica ou não, mas a verdade é que desde de 2017 já existe uma norma específica para a massa polimérica.


Argamassa Polimerica Ubeton

A norma ABNT NBR 16590/2017 “Composto polimérica para assentamento de alvenaria de vedação” traz o requisitos que o fabricante deve atender para poder comercializar o produto. Bem como os métodos de ensaio dos produtos, formas de aplicação do produto e locais indicados para aplicação.


Quer saber tudo sobre argamassa polimérica, forma de aplicação, vantagens, normas, perguntas frequentes? Acesse esse outro post do nosso blog, clicando aqui.


Basicamente a norma trata de dois aspectos: % de água e resíduos sólidos na composição da massa, e o tipo de resina que está sendo utilizado no produto. Estes requisitos visam garantir que o fabricante está fornecendo ao cliente um produto com boa resistência mecânica, aderência e qualidade.


O primeiro teste da norma é um ensaio de análise termogravimétrica (TGA) neste ensaio o fabricante precisa comprovar o percentual de resíduos sólidos que o material mantém após produto ser submetido à uma temperatura de 120°C, na primeira faixa de teste, e 850°C na segunda faixa. Este ensaio vai mostrar a qualidade do produto em relação a quantidade de água que o fabricante colocou na amostra e a carga mineral que tem no produto, bem como a qualidade dessa carga.


O segundo teste, espectroscopia por absorção de infravermelho indica qual o tipo de resina que o fabricante está usando no seu produto. A resina é o principal componente da fórmula e deve ser de boa qualidade para atender bem os requisitos da construção civil.


E a massa polimérica atende a norma de desempenho?


A norma de desempenho, que está vigente desde 2013 e deve passar por uma revisão em breve (a comissão de revisão já começou no final de 2019), aborda diversos requisitos de como o sistema construtivo adotado pela construtora deve se comportar. Esses requisitos são sobre temas como isolamento acústico, térmico, desempenho estrutural, resistência à fogo, resistência mecânica do sistema, requisitos de projetos…


No caso da massa polimérica, a parte 4 da norma é a que possui mais relevância e que devemos observar com mais atenção. Essa parte da norma fala sobre “Sistemas de vedações verticais internas e externas - SVVIE” e mostra como o sistema deve se comportar em diversos testes.


A parte mais importante é observar a palavra “SISTEMA” no texto da norma. O sistema compreende todos os componentes construtivos que compõem a parede, ou seja, em uma alvenaria convencional seriam: os tijolos, a massa de assentamento, chapisco, reboco, emboço, massa corrida, tinta, portas, janelas, porcelanato.


Desta forma é importante que ao invés de analisar se a massa polimérica “atende” a norma de desempenho, devemos analisar se o sistema está atendendo ou não. Diversos clientes da uBeton realizam constantemente ensaios da norma de desempenho e conseguem atestar que o desempenho das suas alvenarias atendem os requisitos da norma. Porém é importante ressaltar que cada obra pode ter um desempenho diferente, pois os componentes da alvenaria mudam, o ambiente muda, a mão de obra é diferente…


A argamassa polimérica pode ser usada para alvenaria estrutural?


A norma da massa polimérica, ABNT 16590/2017, se aplica apenas à alvenaria de vedação sem função estrutural. Testes realizados em laboratório mostram que a massa polimérica possui resistência em ensaios de prisma e tração equivalentes ao necessário para alvenaria estrutural.


Porém, a norma de alvenaria estrutural, recentemente atualizada ABNT NBR 16868/2020, prevê alguns requisitos da argamassa de assentamento que não são possíveis de serem confirmados em testes de laboratório com a argamassa polimérica. Assim, mesmo o produto atendendo em resistência mecânica, falta métodos de ensaios que comprovem sua eficácia na alvenaria estrutural e que gerem uma segurança para todos os envolvidos no processo.


Apesar disso, o construtor que quiser utilizar o produto, sabendo desses dados normativos, pode utilizar e provavelmente irá obter um resultado bem satisfatório na sua obra.



Nós na uBeton buscamos sempre deixar muito claro para nossos clientes como funcionam as normas que atuam sobre o produto e o que ele pode utilizar em sua obra. Queremos que nossos clientes fiquem satisfeitos com o produto e que não tenham nenhum problema decorrem à falta de orientação.


Estamos aqui para ajudar! Se quiser saber mais sobre nossa massa polimérica e como ela pode te ajudar a reduzir seus custos e aumentar a sua produtividade, veja nossa página clicando aqui.



Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton

LinkedIn | Instagram


SOBRE NÓS

A uBeton busca constantemente trazer produtos inovadores que proporcionem um aumento de produtividade e qualidade nas obras de construção civil. Inovação e eficiência é o que nos move.

CONTATO

Rua Lourenço José de Paula, 2126 - Parque da Fonte - São José dos Pinhais/PR

E-mail: contato@ubeton.com.br | 

Telefone / WhatsApp: (41) 3206-3721

© Todos os direitos reservados uBeton.