• Fernando Casavechia

Orçamento de obra: 3 dicas para evitar gastos extras

Devemos sempre estar atentos ao orçamento de obra, pois é muito comum a obra sair do planejado e gerar gastos extras. Ter um bom planejamento é essencial para manter a obra alinhada com os gastos previstos em cada fase. Mas sabemos que a realidade não é bem assim, e que é comum surgirem muitos gastos extras ao decorrer da obra.


Hoje trouxe 3 dicas que podem te ajudar a evitar esses gastos extras na obra. Confira:


1. Antecipe tudo que estiver ao seu alcance


Calendário - Orçamento de obra

Crie estratégias para antecipar ações, para quando os imprevistos acontecerem (E vão acontecer!), você esteja preparado e com tempo para lidar com eles.


Uma dica é planejar a perda de tempo na obra, pois existem muitos fatores que podem atrasá-la, como chuvas, atraso na entrega de material, falta de funcionários, etc. Se você planejar essa perda e antecipar outras frentes de obra, que permitem antecipação sem afetar o planejamento como um todo ou ter alto custo, você terá uma vantagem nessa história.


Quando surgir algum imprevisto que gera atrasos, você terá tempo para replanejar aquela fase específica da obra e não gerar atraso no prazo final da obra, reduzindo assim, gastos extras no seu orçamento de obra.


2. Incentivar a comunicação pode te ajudar no orçamento de obra


Comunicação na obra

A comunicação é crucial para antecipar problemas na obra ou solucionar de forma rápida aqueles que já vieram à tona. De forma geral, quanto antes resolvemos um problema menor será o impacto dele nos custos do projeto.


O incentivo de comunicação deve acontecer entre todos na obra, desde engenheiros, projetistas, especialistas, mestre de obras, pedreiros, ajudantes, etc. Qualquer funcionário deve ser encorajado a identificar e comunicar qualquer desvio do projeto ou problemas encontrados.


3. Construa relação de parceria com seus fornecedores


Parceria com fornecedores

Escolha fornecedores confiáveis e que sejam parceiros na obra, que cumpram com o prazo de entrega e que tenham credibilidade no mercado.


Atrasos nas entregas dos materiais pode acarretar facilmente em custos extras, assim como produtos de má qualidade que são vendidos no mercado. Então, sempre pesquise a fundo seu fornecedor antes de fechar parceria. Isso também é válido para mão de obra.


Autor:

Fernando Casavechia Teixeira

Especialista em Lean Manufacturing pela PUCPR

Diretor Comercial na Ubeton

LinkedIn | Instagram


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo